SISCOMEX: das guias de papel ao sistema informatizado
Lançado em 1993, a partir da iniciativa do Governo Federal, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) é uma ferramenta de registros utilizada exclusivamente para operações de importação e exportação, uma plataforma automatizada que revolucionou o mercado. 

Antes, todo o processo era feito manualmente, da coleta das guias à digitação e compilação dos dados.
“Nós íamos ao banco comprar o talonário de guia de exportação, um documento que vinha com várias vias. Separávamos as páginas, colocávamos carbono, datilografávamos os documentos e retornávamos ao banco para dar entrada no processo. Após dois ou três dias retornávamos ao banco para ver se o documento havia sido analisado”, relembra Carlos De Simone, Diretor de Operações da Sertrading.
A implementação do SISCOMEX, através da automatização dos controles governamentais, tornou-se o principal catalisador do avanço e da transformação do cenário do Comércio Exterior brasileiro, resultando na redução da burocracia e no impulsionamento da competitividade no mercado internacional.

A consolidação das fontes de dados, aliada ao detalhamento preciso e à agilidade na divulgação de informações das operações, essenciais para tomadas de decisões, além de encurtar prazos e reduzir custos para os usuários, otimiza os procedimentos com inteligência tecnológica e eficiência.
“O SISCOMEX facilitou o dia a dia das empresas. É a tecnologia trabalhando a nosso favor.” 
Carlos De Simone
Atualmente, a inovação e os avanços tecnológicos desempenham um papel fundamental na manutenção do Estado brasileiro na posição de vanguarda, impulsionando o Comércio Exterior e assegurando uma presença competitiva e atualizada.

Quer saber mais?

Assista ao documentário da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC).

Compartilhe!

Share by: